Arte futurista no meio de transporte

27 05 2010

Por Magdalena Bertola

Desde o dia 17 de abril desse ano, seis estações do metrô paulistano abrigam obras de arte. Mas não são obras de arte comuns, são obras de arte tecnológica, ou hi-tech, como muitos dizem. Tratam-se de atrações luminosas e interativas, na qual os usuários podem tocar e produzir sons e sensações a partir das obras, que fazem parte do acervo da Fundação Itaú Cultural.
As obras, desenvolvidas por artistas brasileiros e estrangeiros, estão disponíveis dentro das estações República, Brás e Corinthians-Itaquera, da linha vermelha, e Sé (linha vermelha e azul), Paraíso e Tiradentes, da linha azul.
Na estação República, em uma caixa de três paredes, com diversas linhas verticais luminosas, o usuário poderá ser o compositor de uma ópera, sim! Graças a instalação do OP_ERA, Sonic Dimensios, de Rejane Canroni e Daniela Kutschat, os usuários poderão ver as fileiras luminosas que produzem sons reagirem ao som da voz. Já na estação Brás, os usuários poderão ter um pouco de vertigem ao utilizarem a obra Descendo a Escada, de Regina Silveira, que dá aos visitantes a oportunidade de descer uma escada virtual.
Na estação Tiradentes, os usuários vão se deliciar em uma cachoeira de algarismos, criada por Raquel Kogan. Essa obra, entitulada Reflexão #3, é um espaço fechado e reservado, escuro propositalmente, para que as imagens possam ser projetadas nas paredes do local, e a entrada de poucas pessoas é recomendada para se aproveitar melhor.
Uma chuva de letras cai sobre a Corinthians-Itaquera. Trata-se da obra Text Rain, de Camille Utterback e Romy Achituv, onde as pessoas podem formar palavras com as letras que se acumulam na projeção de seus próprios corpos. Após a chuva, claro, surge o jardim, mas nesse caso, é na estação Paraíso, onde num jardim virtual com sementes e flores, o usuário pode interagir com as plantas, assoprando os dentes-de-leão e movimentando o conjunto.
Mas, é bom correr para aproveitar essas atrações cibernéticas engraçada e incríveis, pois a exposição só vai até o final desse mês!
Vale a pena!

Anúncios

Ações

Information

One response

28 05 2010
Mario Palhares

Verei!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s




%d blogueiros gostam disto: